Eu Sou a Ressurreição e a Vida
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; (João 11:25)
O capítulo 11 de joão revela como o Senhor Jesus deu vida a alguém já morto – em outras palavras, como Ele ressuscitou um morto. Ele estava apto para ressuscitar o morto e ele fez um homem morto ser ressuscitado, mas ao invés de dizer: “Eu ressuscito o morto” Ele disse: “Eu sou a ressurreição”. Logo após Ele ter dito isto, Ele de fato ressuscitou o morto. Ambas Marta e Maria estavam presentes naquele dia. De acordo com seus sentimentos, pareceu para elas mais apropriado ao Senhor dizer, “não se preocupe com seu irmão morto, pois eu posso ressuscitá-lo”. Gostaríamos de ouvir tais palavras. O que apreciamos e esperamos é que Deus fará mais por nós. Freqüentemente nossas orações e expectativas diante de Deus são pela promessa de que o Senhor fará assim e assim por nós. O que o Senhor especialmente deseja é que nós vejamos que não é aquilo que Ele pode fazer mas o que ele mesmo é, pois Seu fazer é baseado no Seu Ser.
Considere Marta. Ela creu no poder do Senhor. Ela disse a ele, “Senhor, se Tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido”. Maria também creu. Mas ambas falharam em perceber que o Senhor mesmo é que é a ressurreição e a vida. Podemos notar que tudo o que Deus pode fazer está incluído no que Ele é. As pessoas não recebem o poder de Deus porque elas não sabem quem Ele é. “…porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6) .
O que o Senhor Jesus deseja nos dizer aqui não é que Ele está apto para preservar a vida de alguém; não que Ele não possa resssuscitar o morto, mas que ele mesmo é a ressurreição. Vamos pedir ao Senhor que abra nossos olhos para que vejamos quem é o senhor. Precisamos ver isto, diante de Deus, Cristo é tudo para nós. Com tal entendimento faremos progresso real nos assuntos espirituais. É imperativo que percebanos que com Deus não há nada além de Cristo! nosso progresso real nos assuntos espirituais depende de nossa compreensão desta realidade espiritual – conhecemos a pessoa de Deus ou conhecermos somente as coisas que Deus fez?
O tema do capítulo 11 de João não é sobre como o Senhor Jesus ressuscitou Lázaro mas sim sobre como Ele mesmo era ressurreição para Lázaro. Podemos ver a diferença aqui? O Senhor é a ressurreição. Porque ele era a ressurreição para Lázaro, Lázaro foi ressuscitado. Ele não deu alguma coisa chamada ressurreição para Lázaro, Ele era ressurreião para Lázaro. Em outras palavras, o que o Senhor fez foi somente externo, mas o que Ele mesmo era é que era a substãncia. Não estamos sugerindo que o Senhor não tenha ressuscitado a Lázaro; simplesmente mantemos que ele era ressurreição para Lázaro, e que portanto Lázaro foi ressuscitado dos mortos.
É bom para nós que entendamos que todas as obras de Deus em Cristo estão incorporadas neste princípio. Porque o Senhor é aquela coisa em nós, portanto temos tal coisa. Primeiro o ser, então o ter. Muitos cristãos têm a tendência de falar do doador e de seus dons separadamente. Mas um dia descobrimos que o doador mesmo é que é o dom. Pois Deus não providência muitos e variados itens para nós dar em fragmentos; o que Ele dá é Cristo. Seria bom se um dia nossos olhos se abrissem para reconhecermos isto – que todas as coisas estão em Cristo.
Aqui o Senhor declara quem Ele é. Ele disse, “Eu sou a ressurreição e a vida”. desde que Ele é a ressurreição, não apresenta qualquer problema para Lázaro ser ressuscitado. Cremos que o Senhor ressuscitou da morte a Lázaro, mas a ênfase era em ter a pessoa de Senhor. A ressurreição de Lázaro não é realmete um fenômeno tremendo, mas conhecer o Senhor Jesus Cristo como ressurreição é um assunto de grande significado. Muitas pessoas podem crer no Senhor Jesus como o doador de vida, mas crer nEle como vida é um tanto diferente. ele não é somente o doador de vida, Ele também é vida. Ele é a vida. Ele dá assim como Ele é o doador de vida. Ele é ambos o Senhor da ressurreição e a própria ressurreição. Assim que tocamos isto, imediatamente compreedemos que tudo o que está em Cristo está vivo
. O que Deus dá para o homem é Cristo! Aleluia!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------